sábado, 23 de outubro de 2010

GLIESE 581 G: UM NOVO PLANETA




A descoberta que resulta de 11 anos de observações, foi feita por cientistas da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e do Instituto Carnegie, em Washington. A sua descoberta foi anunciada no dia 29 de Setembro de 2010, e acredita-se ser o exoplaneta mais parecido com a Terra, e o melhor candidato com potencial para abrigar vida. Gliese 581g é um dos 6 planetas extra-solares encontrados em órbita de Gliese, uma estrela anã vermelha a 20,3 anos-luz de distância da Terra, na Constelação de Libra (Balança). Tem uma massa 3 vezes superior á da Terra e parece ser rochoso, portanto terá gravidade suficiente para conseguir reter a sua atmosfera.


A sua órbita coloca-o bem no centro da chamada "zona habitável", onde a água poderá existir em estado líquido.


“Nossa descoberta representa um caso muito convincente para um planeta potencialmente habitável”, comentou um dos responsáveis pelo estudo, o professor de Astronomia e Astrofísica da Universidade da Califórnia, Steven Vogt.


”O fato de termos detectado esse planeta tão rapidamente e tão perto da Terra nos diz que planetas como este devem ser muito comuns” finalizou Steven Vogt.


Gliese 581 G é apelidado pelos astrônomos de "Super Terra".


Eu acho descolado e uma possível solução ao que pode vir, pelo que estamos fazendo com nossa querida Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que rola na minha cabeça, rola no meu mundo, hello!