sábado, 23 de outubro de 2010

DIETA DO MEDITERRÂNEO




Dieta do Mediterrâneo é um tipo de alimentação específica de países da região do mar Mediterrâneo (Portugal, França, Itália, Grécia, Espanha, etc.). Este padrão de alimentação é formado de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas e, principalmente, azeite de oliva extra virgem, óleo de canola, cereais pouco moídos, nozes e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho. Carnes vermelhas devem ter seu consumo reduzido, substituindo por peixes com alto teor de ômega-3, como salmão, atum e bacalhau.


Um dos primeiros estudos publicado no New England Journal of Medicine em 2003 mostrou, em voluntários gregos, que a Dieta do Mediterrâneo reduziu a mortalidade por todas as causas. Cientistas chegaram à mesma conclusão no ano seguinte em um estudo publicado no Journal of American Medical Association que utilizou grupos de voluntários com mais de setenta anos, de dez países da Europa, e que fizeram à Dieta do Mediterrâneo, combinada com atividade física.


Vários estudos continuam confirmando estas observações. A conclusão é de que quanto mais a pessoa pratica a dieta mediterrânea tradicional, menor a chance de morrer por qualquer causa, incluindo câncer (risco menor de 24%) e doenças cardíacas (risco menor de 33%).


Veja mais:
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/09/dicas-para-incorporar-dieta-mediterranea-na-sua-alimentacao.html


Eu estou dia-a-dia, tentando ser praticante. É mais que descolado: é saudável ao extremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que rola na minha cabeça, rola no meu mundo, hello!