domingo, 1 de agosto de 2010

NAZI SOUP




Nem tudo que se faz como e com Marketing acontece como Marketing. Hã? Não tô entendendo, você deve estar pensando. Explico: é que considero que tem coisas que crescem (falo em “coisas” aqui, como business) que contrariam a lei do “sejamos simpáticos com todos os clientes". Esse case abaixo, demonstra isso. Ele faz exatamente o contrário. E qual seria o segredo de seu sucesso? Acredito que um produto muito bom e um tanto quanto de “especulação midiática”, geração proposital de curiosidade. E isso é super descolado! Veja abaixo, pesquisa da internet:

Seis anos depois de fechar seu restaurante, o 'Soup Nazi' reabriu o The Original Soup Man em Nova York. Não entendeu nada? Pois pergunte a um fã de Seinfeld o quanto isso é importante.


Al Yeganeh é o dono da marca e foi a inspiração de Jerry Seinfeld para um personagem que apareceu em um episódio de um seriado em 1995 e se transformou em um clássico. Extremamente temperamental, o "nazista da sopa" usava o bordão "no soup for you!" para se recusar a servir clientes que falassem ou fizessem qualquer coisa que o desagradasse – e não era muito difícil isso acontecer.


Só que sua sopa era tão incrível que Seinfeld e muitos outros fregueses se sujeitavam a tudo, morrendo de medo de contrariar o Soup Nazi, interpretado por Larry Thomas. Jerry chegou até a dispensar uma namorada pela sopa.


O restaurante era uma "versão" do Soup Kitchen International, inaugurado em 1984 por Yeganeh, que ficava em Midtown e era consagrado por ter a melhor sopa de Nova York. Mesmo com todo o marketing gratuito (em partes, já que Seinfeld tirava sarro do seu comportamento), o imigrante ficou irritado com o comediante, alegou ter "destruído sua vida pessoal" e o proibiu de frequentar as suas franquias.


Depois de fechar o estabelecimento original, Ali abriu a rede The Original Soup Man onde são expostas reportagens de jornais que fazem referência ao episódio da série. A logomarca, inclusive, faz uma referência ao "nazi" (Yeganeh com a cara fechada).


Esse é um case descoladíssimo de Marketing. E ou Mídia.

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