domingo, 4 de julho de 2010

DILBERT, A CRIATURA. ADAMS, O CRIADOR




Ele é fofo (a criatura), e de tão inteligente na ironia da vida real, torna-se descolado. Dessa vez não a criatura, mas o criador: Scott Adams.


Dilbert é um personagem de tiras (tirinhas) criado por Scott Adams, que também teve um desenho animado.


Scott Adams, criador do cínico e relaxado “Dilbert”, dá dicas para manter-se motivado no trabalho.


“Lidar com Dilbert não é fácil”, reconhece o cartunista Scott Adams, criador do personagem que se transformou no “funcionário-modelo” das organizações: todas têm pelo menos um indivíduo parecido com ele – cínico, negativista, resistente e desmotivado.


Adams (o criador) é também um empresário bem-sucedido no setor de serviços (tem uma empresa de comida congelada e uma rede de bistrôs) e, recentemente, concedeu uma entrevista à FORTUNE em que dá dicas para manter-se e manter a equipe motivada e vacinada contra “Dilberts”. Aí vão elas:


- Seja menos exigente com as regras menos importantes. Isto quer dizer que, de vez em quando, será possível usar o tempo de trabalho para resolver problemas pessoais, comemorar aniversários e até participar de eventos que nada têm a ver com o negócio. Claro, sempre com bom senso e critério de oportunidade.


- Tenha foco na “química” do grupo. Se for o supervisor, selecione pessoas que saibam trabalhar e se divertir. Se for ser membro de uma equipe, verifique esta mesma “química” em que o bom humor se misture com a seriedade. Só assim é possível suportar a pressão e cumprir metas.


- Estabeleça horário para entrar e para sair do escritório. Não “durma” no escritório e nem exija isso de seus funcionários. Horas intermináveis de expediente exaurem a energia do mais talentoso profissional.


- Desenvolva interesses e atividades fora do trabalho. Vá mais ao cinema e ao teatro, faço cursos, freqüente academias, marque com sua equipe uma visita, por exemplo, à uma exposição de arte. Pode ser um belo momento de integração.


- Não economize elogios merecidos. Líder ou não, se um colega fez um trabalho muito bem feito, reconheça o esforço, elogie a atuação. Mas preste atenção para agir da mesma forma com todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que rola na minha cabeça, rola no meu mundo, hello!